segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

METODOLOGIA UTILIZADA (SALA VERDE E ROSA)

O que mais agrada aos educadores, é que as crianças se sintam perplexas, envolvidas e estimuladas e que cresçam e se desenvolvam de uma forma saudável em todo o contexto educativo. O que se verifica nessa educação é o facto de o educador procurar e personalizar os meios, técnicas e intervenções realizadas com as crianças, de modo a estas aprofundarem e desenvolverem os seus conhecimentos e de estabelecerem a ligação entre o conhecido e o desconhecido.

PEDAGOGIA DE PARTICIPAÇÃO 
Nesta pedagogia fui buscar as áreas designadas por áreas de aprendizagem, como: a área das expressões, a área dos jogos, a área das construções, a área de faz de conta e a área da biblioteca, às quais se juntou também a área do acolhimento.
"É também central que os materiais pedagógicos transportem mensagens e criem oportunidades, sejam responsivos às diferenças, às motivações, aos ritmos, a cada identidade e ao grupo. Neste sentido, os livros, brinquedos, jogos, música ou canções deverão ser cuidadosamente escolhidos." (Formosinho & Araújo, 2013, p.17)

O trabalho de projeto em creche inscreve-se nesta visão da Pedagogia-em-Participação, em que se recusa o saber transmissivo e em que (...) se procura integrar a escola com a vida e fomentar a aprendizagem experiencial no quadro da vivência democrática". (Formosinho & Araújo, 2013, p.58). 
"De facto, os projetos constituem arenas privilegiadas em que as crianças aprendem a escolher, a planificar, a agir, a documentar, a refletir, a avaliar e, sobretudo, a valorizar a criança como ser competente, criativo, detentor de teorias e saberes, e construtora ativa do seu conhecimento." (Formosinho & Araújo, 2013, p.59). 

O envolvimento das famílias também constitui uma parte intrínseca da abordagem pedagógica da Associação Criança, no sentido de promover o seu envolvimento ativo, e muito particularmente o dos pais, nas aprendizagens das crianças (Formosinho & Araújo, 2013, p.68). Este envolvimento é concebido enquanto crescimento em colaboração e participação, desde um momento inicial focado nas perceções dos pais acerca do contexto educativo, passando pela sua participação em atividades e projetos, pela educação dos pais no sentido da compreensão dos processos de aprendizagem das crianças, até à celebração das realizações (ibidem).

HIGH SCOPE
No que se refere à abordagem High/Scope, a criação de um ambiente confortável e seguro para crianças e adultos consubstancia-se como um princípio curricular orientador da organização do ambiente físico.

A criação de uma área onde as crianças possam expor as suas produções e, assim, partilhar com os outros aquilo que realizaram, é também um aspeto a realçar, uma vez que poderá fomentar a perceção de valor associado ao seu trabalho e promover a autoestima.

A abordagem High/Scope assinala também a relevância das lembranças agradáveis de casa e de objectos aos quais a criança tenha particular apego, designados como objetos de conforto, bem como a exposição das criações das crianças

Também a organização temporal se deverá centrar na criança, sendo a organização das atividades diárias em torno de um horário e de rotinas concebida como uma forma de promover sentimentos de segurança, continuidade e controlo nas crianças. Para prosseguirem esta intenção, os horários e rotinas diárias deverão ser congruentes com dois princípios básicos: serem previsíveis, embora flexíveis, e incorporarem permanentemente o conceito de aprendizagem ativa.

A organização do dia em torno de acontecimentos diários regulares e rotinas de cuidados aponta para uma organização do dia com um potencial para a aprendizagem mais acentuado, integrando o momento de chegada / partida (que marca momentos de transição entre o ambiente familiar e a creche), o tempo de grupo (dedicado a atividades planeadas e propostas pelo adulto), o tempo de escolha livre (dedicado ao jogo e exploração pela criança do ambiente, de forma não constrangida e ao seu próprio ritmo) e o tempo de exterior (dedicado à exploração do mundo exterior). Ainda, o plano de organização temporal proposto integra rotinas de cuidados, designadamente a hora das refeições, o tempo dos cuidados corporais e o tempo da sesta, igualmente reconhecidos no seu potencial para promoverem aprendizagens diversas.

Sem comentários: